ATENÇÃO APOSENTADOS: Revisão de Benefício aprovada pelo STF promete AUMENTO para quem se aposentou até 2008 – Entenda agora!

Quem se aposentou até 2008 pode pedir a revisão benefício e ter direito aos juros acumulados. Entenda.

0

A revisão benefício foi uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitirá que servidores públicos federais aposentados antes de 2008 peçam a correção pela inflação de suas remunerações. Todavia, a medida vale também para pensionistas.

Por unanimidade, os ministros rejeitaram um recurso da União contra uma decisão do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4). O caso tem repercussão geral? Portanto, servirá de referência para todos os julgamentos sobre o mesmo tema.

Entenda, abaixo, o impacto da decisão da revisão benefício. Boa leitura. 

Um vácuo de 4 anos  

Revisão benefícios pode proporcionar valores maiores na aposentadoria (Fonte: Edição / Notícia de Última Hora)
Revisão benefícios pode proporcionar valores maiores na aposentadoria (Fonte: Edição / Notícia de Última Hora)

A Reforma da Previdência de 2003, aprovada no início do primeiro governo Lula, acabou com a paridade entre os reajustes dos servidores da ativa e os aposentados e pensionistas. Portanto, toda vez que uma categoria conseguia a revisão benefício, os aposentados e pensionistas tinham suas remunerações corrigidas pelo mesmo percentual.

Mas com o fim da paridade, uma lei de 2004 determinou que a aposentadoria dos servidores federais corrigia-se na mesma data em que houvesse o reajuste no Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Portanto, dos beneficiários do INSS.

Leia mais: SAIU NO DIÁRIO OFICIAL: Empréstimo Consignado INSS, Novas Mudanças Anunciadas!

Mas esta lei não definiu qual seria o índice de reajuste. Todavia, o vácuo legal só foi resolvido em 2008, quando ficou definido que o mesmo índice deveria ser usado no INSS deveria valer para os servidores. Portanto, no caso, a taxa de inflação INPC.

 CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

O que foi a julgamento?    

A União entrou com um recurso contra a decisão do TRF-4. Afinal, o tribunal considerou válida a revisão das aposentadorias e pensões pagos em período anterior ao da lei de 2008 para reajustar os valores pelo INPC.

Leia mais: Saque-Aniversário do FGTS: Entenda quem tem Direito e Como Consultar o Saldo

O Supremo decidiu que este reajuste é constitucional, ou seja, rejeitou o recurso da União.

O que muda com a revisão benefício?

Para quem se aposentou entre 2004 e 2008, havia um vácuo legal resolvido pela decisão do STF. Portanto, o efeito prático da decisão é de que os servidores públicos federais passam, a partir do momento da decisão judicial, a ter direito ao retroativo dos últimos cinco anos.

Leia mais: Pagamento do 14º salário de aposentados: tudo que você precisa saber

Então, se houve distribuição de uma ação hoje, ela retroage a 2018. Os juízes agora passam a ficar vinculados a essa decisão. Todavia, ficam obrigados a conceder esse reajuste acumulado e pagar os atrasados dos últimos cinco anos.

Dessa forma, é possível pedir na Justiça a revisão benefício para que haja a correção dos proventos pela inflação de 2004 a 2008. Portanto, receber os valores retroativos dos últimos cinco anos.

Veja Também:

INSS: SAIU a LISTA de BANCOS que vão DEVOLVER VALOR em DOBRO para APOSENTADOS do INSS – VEJA AGORA! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.