Quer conseguir o auxílio-doença no INSS mais rápido? Veja estas dicas!
Veja a seguir, uma alternativa que o INSS disponibilizou aos trabalhadores que desejam requisitar o auxílio-doença.
O auxílio-doença é um benefício provindo do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) concedido ao trabalhador CLT que recebeu licença médica superior a 15 dias. Visando a aceleração dos processos de concessão desta aposentadoria, o INSS vem criando formas mais práticas e rápidas para realizar a perícia médica e conseguir a liberação do benefício.
Até o 15º dia em que o funcionário se afasta do ambiente de trabalho, o pagamento do salário é de responsabilidade do empregador. Passado esse prazo, o pagamento do salário passa a ser do INSS. É preciso ressaltar que não existe um período mínimo ou máximo para receber o auxílio-doença.
Enquanto estiver provado através de perícia médica a incapacidade, o beneficiário tem direito a continuar de licença e receber o salário. Confira a seguir, como o INSS conseguiu acelerar a concessão desse benefício.
Auxílio-doença mais rápido
Visando acelerar a conhecida perícia médica e a liberação do benefício por incapacidade temporária, o INSS implementou a nova ferramenta conhecida como “Atestmed”. Através dessa inovação será possível solicitar benefícios por incapacidade como auxílio-doença, e até mesmo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) bem mais rápido.
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O Atestmed dispensa a necessidade de realizar a perícia médica, uma vez que utiliza inteligência artificial para verificar a veracidade do atestado médico, e assim, conceder o auxílio-doença.
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Como solicitar o auxílio-doença?

Desde 26 de abril de 2024, o INSS passou a realizar a perícia médica para auxílio-doença através do programa Atestmed. Dessa forma, o benefício é concedido após a avaliação do atestado médico, sem a necessidade que o trabalhador saia de casa para realizar o exame em uma unidade do INSS.
Sendo assim, para dar início a solicitação do auxílio por incapacidade temporária, antes é necessário acessar o site ou App Meu INSS e selecionar a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”. Confira o passo a passo a seguir:
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- Entre no Meu INSS e faça login pelo Gov.br;
- Clique em “Novo requerimento”;
- Digite “Benefício por Incapacidade Temporária”;
- Preencha os campos necessários;
- Siga as orientações do próprio sistema;
- Em “Dados Adicionais”, informe os dados do documento médico: data de emissão e se possui o início do repouso;
- Junte os documentos necessários: documento de identidade e documento médico;
- Escolha uma agência mais próxima para recebimento;
- Conclua o pedido.
Documentação necessária
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- Nome completo
- Data de emissão (que não pode ser igual ou superior a 90 dias da data de entrada do requerimento
- Diagnóstico por extenso ou código da CID (Classificação Internacional de Doenças)
- Assinatura do profissional, que pode ser eletrônica e deve respeitar as regras vigentes
- Identificação do médico, com nome e registro no conselho de classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde), ou carimbo
- Data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais
- Prazo necessário para a recuperação, podendo chegar a 180 dias.
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