Urgente: Número de mortes pelas enchentes no RS sobe para 83, confira mais informações
Com a atualização dos dados, sobe o número de mortes na enchente do RS. Veja o que está acontecendo no estado
O Rio Grande do Sul clama por socorro. Afinal, subiu o número de mortes com a enchente RS. Além disso, a quantidade de pessoas desabrigadas é alarmante.
Confira os dados do último boletim da Defesa Civil, na manhã do dia 6 de maio, com o número de mortes na enchente RS atualizado.
Número de mortes na enchente RS
A situação no Rio Grande do Sul continua crítica após os temporais que assolaram o estado. Afinal, houve um aumento das mortes enchente RS para 83 confirmadas, contudo, 4 mortes ainda sob investigação. Os dados são do boletim divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (6). Além disso, há 111 pessoas desaparecidas e 291 feridas.
O número de desabrigados e desalojados também é alarmante, com um total de 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil hospedadas nas residências de familiares ou amigos. A extensão dos danos é evidente, com 364 dos 496 municípios do estado afetados de alguma forma, impactando cerca de 873 mil pessoas.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Impacto nas Infraestruturas e Transportes com a situação do RS
As consequências se estendem também para as infraestruturas e vias de transporte. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, encontra-se fechado por tempo indeterminado, enquanto bloqueios em 102 pontos de rodovias estaduais e 61 pontos de rodovias federais causam interrupções no trânsito, totalizando 163 pontos bloqueados.
Leia mais: Meta vai pagar U$ 5 mil para quem usar a plataforma Threads! Entenda como funciona o bônus
Nível do Rio Guaíba
O nível do Rio Guaíba, na capital gaúcha, permanece muito acima do esperado, com medições recentes indicando 5,26 metros. Portanto, bem acima da cota de inundação de 3 metros. Esse cenário é resultado do recorde alcançado no domingo, com 5,33 metros, superando os registros anteriores de 1941.
Perspectivas Climáticas e Alertas
Apesar da expectativa de redução das chuvas, especialistas alertam que o nível do Rio Guaíba deve permanecer acima da cota de inundação por pelo menos 10 dias. Portanto, estabilizando-se em torno de 4 metros.
As projeções indicam que esse patamar elevado se manterá nos próximos 4 dias, mesmo com a diminuição das precipitações.
Estado de Calamidade e Resposta Governamental sobre as mortes na enchente RS
Diante da gravidade da situação, o governo decretou estado de calamidade, medida reconhecida pelo governo federal. Isso possibilita o acesso a recursos federais para ações de defesa civil, assistência humanitária e reconstrução de infraestruturas.
A Defesa Civil alerta para o risco de elevação das águas em grande parte das bacias hidrográficas do estado.
Causas e Previsões Climáticas para os próximos dias
Os temporais são atribuídos a diversos fenômenos climáticos, exacerbados pelas mudanças climáticas. Contudo, um avanço de uma nova frente fria aumenta a probabilidade de novas pancadas de chuva.
Leia mais: Grande Novidade: Antecipação de Benefício em Maio – Confira os Contemplados
Portanto, de acordo com o Climatempo, o estado pode ficar em alerta mais uma vez. De acordo com o órgão, pancadas de chuvas podem cair novamente até dia 8 de maio.
Mobilização e Suporte para ajudar a população
Diante desse cenário desafiador, é crucial a mobilização de recursos e apoio às comunidades afetadas. Portanto, o governo federal e estadual estão unindo esforços para oferecer assistência humanitária e reconstruir as áreas atingidas, garantindo o amparo às vítimas e a recuperação do estado diante dessa tragédia.
Além disso, muitas ações nas redes sociais foram criadas para ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas. Qualquer apoio será bem-vindo.
Veja Também: SITUAÇÃO GRAVE NO RIO GRANDE DO SUL
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!