IMPERDÍVEL: Empréstimo BPC/LOAS com Consignado: Veja a Data de Liberação! – Saiba Mais

IN 154 publicada pelo INSS estabalece a concessão do consignado para os segurados do BPC/Loas. Confira como ocorrerá!

0

A Instrução Normativa (IN) 154 foi publicada pelo INSS. Assim, os bancos retomam a concessão de crédito consignado para os segurados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), no valor mensal de R$ 1.320.

Além disso, o Diário Oficial da União publicou a notícia dois dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) concluir um julgamento que liberou o novo empréstimo com desconto em folha para beneficiários de programas sociais.

Confira mais informações sobre o empréstimo BPC/Loas.

empréstimo consignado
STF decidiu que empréstimo BPC/Loas é constitucional (Fonte: Edição / Notícias de Ultima Hora).

Empréstimo BPC/Loas 

Em resumo, na segunda-feira, dia 11 de setembro, o STF concluiu o julgamento de uma ação movida pelo PDT, a qual contestava essa modalidade de empréstimo para pessoas em situação de vulnerabilidade. No entanto, o Supremo decidiu que o consignado para este público é constitucional. A IN foi publicada no Diário Oficial no dia 12.

Leia mais: SAIU data BPC LOAS volta a ter empréstimo consignado – Veja agora   

No entanto, a concessão de crédito a beneficiários do BPC/Loas deverá obedecer à margem consignável de 35%. O percentual da renda mensal que pode ser usado para o pagamento da parcela do empréstimo.

Assim, conforme as regras estabelecidas, dos 35% de comprometimento da renda:

  • 30% devem ser alocados exclusivamente para operações de empréstimo pessoal consignado;
  • Enquanto 5% devem ser alocados exclusivamente para: amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito consignado e utilização com a finalidade de saque por meio de cartão de crédito consignado.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp

O cenário do empréstimo BPC/Loas 

Em suma, o empréstimo BPC/Loas concedido a milhares de beneficiários, teve novas concessões suspensas pelo INSS em março deste ano.

Leia mais: Últimas Notícias: 14º Salário será mesmo pago para Aposentados? Descubra toda verdade  

Mas, uma medida provisória que estabelecia as regras do novo Bolsa Família incluiu a liberação do crédito consignado para beneficiários do BPC/Loas. Desse modo, mesmo o texto aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula, o INSS decidiu esperar uma posição do Supremo para retomar essa modalidade.

Portanto, vale lembrar que o BPC não é aposentadoria, assim não precisa contribuir para o INSS. Desse modo, para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 25% do salário-mínimo. Além disso, o beneficiário do BPC/Loas, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro Único.

Leia mais: URGENTE: 14º SALÁRIO para APOSENTADOS pode chegar mais cedo? Confira aqui!

Veja Também:

INSS está pagando novo benefício! Entre eles o BPC/Loas (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.