Idade mínima para aposentadoria: Entenda as mudanças da Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência e as mudanças na idade mínima para aposentadoria. Verifique a seguir como vai funcionar!

0

Nos últimos tempos, a idade mínima para aposentadoria vem sendo amplamente debatida. Tornar-se apto a receber este benefício é algo aguardado por inúmeros trabalhadores, pois representa o fim de uma longa caminhada no mercado de trabalho. No entanto, com a implementação da Reforma da Previdência, as dúvidas em torno do tema aumentaram.

As alterações propostas pela reforma desenham um novo panorama para a aposentadoria no Brasil. Dentre as mudanças significativas, o Supremo Tribunal Federal (STF) está avaliando a introdução da exigência de uma idade mínima para a modalidade de aposentadoria especial, um dos efeitos da reforma.

 CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

O que é a aposentadoria especial e qual a influência da Reforma da Previdência?

Entenda as mudanças da Reforma da Previdência. (Fonte: Edição/Notícia de Última Hora)
Entenda as mudanças da Reforma da Previdência. (Fonte: Edição/Notícia de Última Hora)

A aposentadoria especial é destinada aos trabalhadores que exercem suas funções expostos a condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. Assim, antes da reforma, a obtenção deste benefício dependia da comprovação da atividade especial e do tempo de contribuição, que variava entre 15, 20 ou 25 anos.

Leia mais: GRANDE NOTÍCIA: Aposentadoria agora é um Direito também para Quem Recebe BPC – Veja os Passos para Solicitar!

Todavia, a Reforma da Previdência alterou essa estrutura ao estabelecer uma idade mínima para aposentadoria especial, eliminando a possibilidade de conversão do tempo de exercício de atividades especiais em tempo comum e modificando a fórmula de cálculo do benefício. Desse modo, muitos trabalhadores viram-se em situação menos vantajosa.

E a idade mínima para aposentadoria?

A questão da idade mínima para aposentadoria também sofreu alterações. Portanto, na prática, para se aposentar pelo INSS, o trabalhador deve optar por uma entre as três modalidades: aposentadoria especial, por invalidez e por idade.

Leia mais: CONFIRMADO: Indenização de R$5.000 para Usuários do Facebook – Entenda os Critérios e Veja se Você é Elegível!

Antes da reforma, existia a figura da aposentadoria por tempo de contribuição. Entretanto, essa modalidade foi eliminada, mantendo as regras de transição apenas para aqueles que estavam próximo de se aposentarem. Hoje, o trabalhador deve ter uma idade mínima para se aposentar, cujo aumento progressivo foi encerrado em 2023.

Como ficam as regras para aposentadoria agora?

A idade mínima para aposentadoria não foi completamente extinta com a Reforma da Previdência. Para as mulheres, a idade mínima aposentadoria se estabeleceu em 63 anos, e para os homens, 65 anos. Já o acréscimo semestral da idade mínima foi encerrado em 2023.

Leia mais: ATENÇÃO APOSENTADOS: Revisão de Benefício aprovada pelo STF promete AUMENTO para quem se aposentou até 2008 – Entenda agora!

É importante observar que ainda existem situações em que é possível se aposentar antes da idade mínima. Tais casos estão relacionados às regras de transição, aplicáveis apenas a quem já contribuía com a previdência antes da Reforma. Dessa forma, recomendamos a todos que estejam atentos a tais condições.

Veja também:

MELHOR que 14º SALÁRIO: INSS vai LIBERAR 3 PAGAMENTOS – GRANA EXTRA em OUTUBRO para os APOSENTADOS. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.